Sobre nós
Home > Sobre nós
A incubadora e aceleradora do NERE foi criada num contexto de tendência de diminuição da densidade do tecido empresarial regional resultante da conjuntura de turbulência económica global e da necessidade de dinamizar atividades empresariais em setores com elevada incorporação de conhecimento, forte potencial de criação de riqueza e capacidade de ancorar a massa crítica de jovens e quadros qualificados na Região.
O enquadramento desta infraestrutura de acolhimento empresarial nas principais estratégias de desenvolvimento regionais permite aferir do seu alinhamento com as prioridades estabelecidas para o Alentejo, nomeadamente no que respeita à promoção da competitividade empresarial e dinamização de infraestruturas de apoio às empresas da Região.
A incubadora e aceleradora do Centro de Negócios do Alentejo enquadra-se no Programa Estratégico do SRTT, numa lógica de integração com o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), por via da disponibilização de serviços partilhados de apoio empresarial.
A este conjunto de fundamentações de carácter “macro” que justificam a necessidade de criação da incubadora, junta-se um outro conjunto de fatores específicos, que demonstram a necessidade e justificam a oportunidade para implementar a estrutura. Estes fatores prendem-se com a aposta estratégica do NERE no apoio ao empreendedorismo, a crescente procura de espaços de incubação, a rentabilização de um espaço com uma utilização marginal e com melhoria das condições arquitetónicas e funcionais de acolhimento das empresas.
Com efeito, e apesar do conjunto de infraestruturas de acolhimento empresarial criadas nos últimos anos, a Região Alentejo continua a registar um défice de infraestruturas de incubação no geral, e em particular, para empresas de base tecnológica e empresas resultantes de empreendedorismo qualificado.
A Incubadora e Aceleradora do NERE decorre da aposta estratégica da Associação no apoio ao Empreendedorismo, e que resultou na disponibilização, desde 2008, de espaços para a incubação física de empresas, complementada pelo serviço de incubação virtual, pelo que o projeto surge da experiência acumulada do NERE no apoio a empresas novas e existentes.
Após a conclusão da 2.ª fase (2016) e 3ª fase (2022), a incubadora e aceleradora do NERE passou a disponibilizar uma solução integrada de apoio ao tecido empresarial da Região Alentejo, com os seguintes objetivos:
- Criar um espaço de apoio à dinamização de novas empresas, potenciando a criação de emprego, a fixação de jovens e quadros qualificados na Região;
- Promover a interface com o meio científico, facilitando o processo de spin-off e sobrevivência de projetos pré-competitivos;
- Posicionar-se como estrutura de prestação de serviços partilhados;
- Possibilitar o melhor aproveitamento dos recursos das empresas incubadas, maximizando a sua consolidação no mercado, através da disponibilização de espaços, equipamentos e serviços comuns de excelência;
- Atrair investimento para a Região, particularmente de base tecnológica.
O espírito empresarial é considerado pela União Europeia o principal motor da inovação, da competitividade e do crescimento. É indubitável a existência de uma relação positiva e estreita entre o espírito empresarial e os resultados económicos em termos de crescimento, de sobrevivência, de inovação, de criação de emprego, de mudança tecnológica, de aumento da produtividade e de exportação. No entanto, o espírito empresarial oferece mais às nossas sociedades, já que também constitui um meio de desenvolvimento pessoal e reforço da coesão social, ao possibilitar a criação de uma empresa própria a todas as pessoas, independentemente dos seus antecedentes ou da sua situação.