Contratação de Recursos Humanos

Certos de que Juntos Fazemos Melhor!

Medida +EMPREGO

A medida +Emprego oferece um incentivo financeiro às entidades empregadoras pela celebração de contratos de trabalho sem termo, a tempo completo, com desempregados inscritos no IEFP. Esta medida reforça o compromisso com a criação de emprego estável e a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho formal.

Medida EMPREGO + TALENTO

A medida Emprego +Talento foca-se na contratação sem termo, a tempo completo, de jovens desempregados inscritos no IEFP, ou de jovens que tenham emigrado permanentemente há pelo menos 12 meses. Esta medida é direcionada a candidatos com qualificação superior, sendo exigido que o salário acordado seja igual ou superior ao valor de entrada de um licenciado na carreira de técnico superior na Administração Pública, estabelecido em 1.385,98 € para 2024.

Apoio ao Emprego e ao Microempreendedorismo

Apoio a operações de microempreendedorismo de base local, por via da criação ou expansão de microempresas e da criação de emprego, envolvendo um projeto de investimento e a criação de postos de trabalho.
 
No âmbito destas operações, é passível de financiamento a criação dos seguintes postos de trabalho:
a) Criação do próprio emprego através da criação de empresas;
b) Criação de novos postos de trabalho, sem termo, associados à criação de novas empresas ou à expansão de empresas existentes.
 
Para as operações situadas na NUTS III Alentejo Central, serão elegíveis as operações inseridas em todas as atividades, com exceção das referidas no ponto A) e das seguintes: operações inseridas nas atividades do sector da indústria, em concreto as atividades incluídas nas divisões 05 a 33 da CAE, bem como, as CAE das divisões 55 – Alojamento e 56 – Restauração e similares; e CAE 93293 – Organização de atividades de animação turística.

Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo

Apoio a operações de microempreendedorismo de base local, por via da criação ou expansão de microempresas e da criação de emprego, envolvendo um projeto de investimento e a criação de postos de trabalho, designadamente, as que estejam enquadradas e alinhadas com as estratégias e planos de ação territoriais das CIM.


No âmbito destas operações, é passível de financiamento a criação dos seguintes postos de trabalho:
a) Criação do próprio emprego através da criação de empresas;
b) Criação de novos postos de trabalho, sem termo, associados à criação de novas empresas ou à expansão de
empresas existentes.

Programa Avançar

O programa AVANÇAR consiste na concessão, à entidade empregadora, de um apoio financeiro à contratação sem termo, a tempo completo, de jovens desempregados, inscritos no IEFP, com qualificação de nível superior, e cuja retribuição estabelecida no contrato seja igual ou superior ao nível remuneratório de entrada de um licenciado na carreira geral de técnico superior na Administração Pública , o que corresponde, em 2024, a 1.385,98 €, conjugado com um apoio financeiro ao pagamento de contribuições para a segurança social, no primeiro ano de vigência dos contratos de trabalho apoiados.

O programa prevê ainda a concessão ao jovem de um apoio financeiro à sua autonomização.

Estágios ATIVAR.PT

Estágios com a duração de 9 meses, não prorrogáveis, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados.

Medida Compromisso Emprego Sustentável

A medida Compromisso Emprego Sustentável consiste na concessão, à entidade empregadora, de um apoio financeiro à contratação sem termo de desempregados inscritos no IEFP, conjugado com um apoio financeiro ao pagamento de contribuições para a segurança social, no primeiro ano de vigência dos contratos de trabalho apoiados.

Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados por PME – Territórios de Baixa Densidade

Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados por PME´s (micro, pequenas e médias empresas) em territórios classificados como de Baixa Densidade.